Joseph Black

Joseph

                                                                                                                                                    JOSEPH BLACK

(1728 – 1799)

Médico, químico e físico britânico. Fui pioneiro da química moderna e descobridor do calor específico e do calor latente. Nasci em Bordeaux, onde meu pai, que era descendente de irlandeses e de escoceses, comerciava vinhos. Fui educado em Belfast, Glasgow e Edinburgh, finalmente estudando medicina. Meu trabalho de doutorado em medicina, detalhado em um artigo de 1756, foi minha maior contribuição à química, constituindo um modelo de experimentação e de lógica. Percebi a grande importância de registrar as variações de massa que acompanhavam as reações, e reconheci a importância dos gases. Estudei os ciclos de mudanças, que atualmente são expressas por meio de fórmulas químicas, numa época em que a composição das substâncias ainda não era conhecida, já que o uso de fórmulas e a teoria atômica forma desenvolvidas muito depois da minha época. Consegui estabelecer relações do seguinte tipo: “calcáreo” + “calor” = “cal” + “ar fixo, e também: “cal” + “água” = “cal hidratada”, que hoje são representadas da seguinte forma:

 

CaCO3 -> CaO + CO2

 

CaO + H2O -> Ca(OH)2 + CO2

Ca(OH)2 + CO2 -> CaCO3 + H2O

Mostrei que o “ar fixo” (CO2) era produzido pela respiração e pela fermentação, e também pela queima de carvão. Notei que o mesmo se comportava como um ácido, ao neutralizar um álkalis. Também deduzi a presença desse gás na atmosfera em pequenas quantidades.

Fui um professor muito popular em Glasgow e posteriormente em Edinburgh. Um de meus discípulos foi Benjamin Rush (1745-1813), que se tornou o primeiro professor de química na América do Norte.

Ensinei a nova visão de Lavoisier sobre a Química, quando as mesmas surgiram, mas suas próprias pesquisas dirigiram-se principalmente à física. Aproximadamente em 1763 demonstrei que era necessário fornecer calor para promover mudanças de fase de sólido para líquido, ou de líquido para vapor, sem que a temperatura se elevasse. A essa quantidade de calor necessária para promover a mudança de fase, sem alterar a temperatura, chamei de calor latente. Dessa forma, consegui distinguir claramente entre calor e temperatura. Estudei as capacidades térmicas de diversas substâncias, definindo o conceito de calor específico. Contribui com idéias fundamentais para o desenvolvimento ulterior da física e da química.

Fonte:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/joseph-black/joseph-black.php

http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/person/black.htm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s